Considerações gerais
A lipoaspiração é uma cirurgia que tem por objetivo a retirada de gordura localizada. A grande vantagem é que o cirurgião tem a possibilidade de remover relativamente grandes quantidades de gordura por pequenas incisões. Durante este procedimento o cirurgião introduz uma cânula através de uma pequena incisão localizada em áreas escondidas do corpo, cânula esta que fica conectada a uma bomba de vácuo que aspira a gordura para fora do corpo. Todas as pessoas que não possuam qualquer antecedente de trombose vascular , distúrbios de coagulação ou alguma doença grave podem realizar a lipoaspiração, sendo neste caso contra-indicada qualquer ato cirúrgico.
Anestesia
Conforme o caso e a localização a anestesia pode ser local ou peridural. Como na maioria dos casos, é de gordura localizada do abdômen para baixo, a anestesia mais usada é a peridural.
Operação e cicatrizes
Dependendo do número de áreas ou regiões a serem aspiradas teremos a duração da intervenção cirúrgica oscilando entre 60 a 90 minutos. O tempo de internação habitual é de 12 horas até 24 horas nas grandes retiradas. As cicatrizes são pequenas (+/- 0,5 cm) e são colocadas nos locais mais escondidos pelo vestuário, dependendo da região operada.
Limitações
A lipoaspiração não substitui nenhum regime de emagrecimento, visto que só é possível retirar gordura de áreas delimitadas e em volume limitado em uma única sessão operatória. Esse volume corresponde ao valor de 5 a 7 % do peso corporal, por sessão. A lipoaspiração não trata a celulite, mas pode melhorar muito seu aspecto. Pacientes que tenham pele muito flácida poderão não conseguir bons resultados somente com a lipoaspiração, podendo serem necessárias outras sessões de lipoaspiração, ou em certos casos, ressecção do excesso de pele para se atingir um resultado ideal.
Pós operatório
A cirurgia é pouco dolorosa, aparecendo geralmente uma sensação de pele magoada por um traumatismo, sendo tratada com analgésicos comuns.
Os cuidados pós-operatórios dizem respeito ao uso das cintas ou modeladores elásticos apropriados, repouso por alguns dias podendo voltar às atividades em 3-4 dias, evitar esportes por 20 dias e proibida a exposição ao sol no período inferior à 90 dias. Após o 5º dia inicia-se a drenagem linfática manual para eliminar o edema.
As etapas da evolução são:
Período imediato: Vai até o 30º dia, onde são comuns as equimoses (manchas roxas) e o edema (inchaço) que é muito acentuado, dando a falsa sensação que não houve nenhuma melhora.
Período mediato:
Vai do 30º dia ao 6º mês, onde neste período começa a desaparecer o edema e alguns hematomas vão demonstrando irregularidades maiores ou menores na pele, apresentando-se como áreas endurecidas. Com a evolução a consistência vai voltando ao normal.
Período tardio:
Após o 6º mês a pele e o subcutâneo readiquirem o aspecto e a consistência normais. Podemos então avaliar se há ainda áreas com acúmulo de gordura que necessitem nova intervenção, a qual geralmente é realizada com anestesia local e não há necessidade de internamento.
Cuidados pré- operatórios
- Evitar aspirina ou medicamentos que contenham aspirina nas 2 semanas que antecedem a cirurgia. Esses medicamentos interferem na coagulação do sangue e podem ocasionar sangramento.
- Fumantes devem suspender o cigarro por um período de no mínimo 15 dias antes do ato cirúrgico e vinte dias após, para evitar o risco da tosse e melhorar a qualidade estética da cicatriz.
- Avisar o médico no caso de gripe ou febre que surja nas 2 semanas que antecedem a cirurgia.
- Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer que eventualmente esteja usando, por um período de no mínimo 10 dias antes da cirurgia.
- Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito fartas nas 48 horas que antecedem a cirurgia.
- Fazer as fotos solicitadas pelo médico com antecedência de 5 dias.
- Programar suas atividades sociais, de trabalho, domésticas ou escolares, com antecipação, para não se tornar indispensável a terceiros devido ao tempo de afastamento que ocorrerá no pós- operatório.
- Levar ao hospital a cinta elástica ou modelador indicada pelo seu médico e tipo de roupa mais conveniente (cintura folgada, sapatos baixos).
- Não leve ao hospital nenhum objeto de valor, travesseiros ou cobertores. Retire brincos, anéis, correntes e outros objetos metálicos, levando somente os valores necessários.
- Antes de ir para o hospital realize sua higiene pessoal com bastante rigor usando sabonete antisséptico (Protex), e não utilize perfumes, desodorantes ou maquiagens. Se possível evitar de estar com esmalte de unha para facilitar a monitorização pelo anestesista. Internar em jejum completo, inclusive de água a partir das 00:00h do dia da cirurgia.
Instruções pós-operatórias
- Observar repouso relativo em casa de 4 a 8 dias, evitando qualquer esforço físico ou dirigir neste período.
- Não ficar muito tempo sentada ou em pé
- Banho de chuveiro será liberado após o 2º dia.
- Alimentação normal.
- O primeiro curativo será realizado pelo médico ou sua enfermeira, no dia da alta.
- Os pontos serão retirados entre o 5º e o 8º dia
- Usar a cinta elástica ou modelador 24 horas por dia , sendo que após o 45º dia será usado somente durante o dia por mais 15 a 20 dias.
- Proibidos banhos de sol por no mínimo 90 dias.
- Os esportes poderão ser reiniciados após o 20º dia.
- Calor local com compressas mornas e massagens suaves com cremes hidratantes (Nivea, Leite de Aveia) são benéficos após o 7º ao 10ºdia, período em que será iniciada a drenagem linfática.
- Somente reinicie dietas, regimes ou uso de fórmulas após liberação médica.
- Siga corretamente as orientações do cirurgião quanto aos medicamentos, cuidados e retornos ao consultório, e evite ficar com dúvidas a respeito da cirurgia.
Retoque: toda cirurgia plástica traz em si a oportunidade do retoque, pois o cirurgião previdente nunca retira (ou coloca) nada em excesso, já que é preferível fazer um retoque do que ter que fazer um enxerto.
Na lipo a possibilidade de um retoque é maior devido ao fato de ser a cirurgia realizada com o(a) paciente deitado(a) e, no momento que se põe de pé, a região lipoaspirada pode apresentar mudanças.